Quero pintar o meu cabelo, mas ele já está bastante ressecado, existe alguma tinta que não agrida o cabelo? – Marcia

Antes de optar por um processo de coloração no seu cabelo, lembre-se que existem diferenças entre as tintas, tonalizantes e tratamentos colorantes. Vamos entender tim-tim por tim-tim cada um deles?

Tintas: possuem um efeito mais permanente e agridem mais os fios, por possuírem amônia na fórmula. A amônia é responsável por preparar o cabelo para receber os pigmentos de cor. Procure por fórmulas atuais de boa qualidade que possuem substâncias reestruturantes, como queratina, proteínas, vitaminas e filtro solar, necessárias para reverter os danos causados pela amônia.

Tonalizantes: são menos agressivas que as tinturas porque não contém amônia em grande quantidade, mas possuem um efeito temporário. Outra desvantagem é que desbotam depois de aproximadamente 20 lavagens. Fáceis de aplicar, são os mais indicados para uso doméstico.

Tratamentos colorantes: como o nome já diz, tratam o cabelo enquanto tingem. Não têm o poder de mudar a cor dos fios, apenas de criar efeitos de luminosidade e de cobertura dos fios brancos. Não contém amônia nem água oxigenada na fórmula.

Resumindo, se você procura uma solução menos permanente, com efeito temporário opte pelos tonalizantes, que agridem menos o cabelo. Existem muitas opções no mercado. As marcas mais conhecidas são: Collor Touche, Soft Collor, Wellaton, Biocolor, Richesse, Natucor e Casting. O site Comente.com listou e comentou as principais, veja abaixo:

Shampoo Tonalizante Collor Touche  – linha de produtos profissionais da Wella. Uma linha com cores diferentes, que produz brilho e tratamento aos cabelos. A Fragrância é agradável e tem boa consistência.

Shampoo Tonalizante Soft Collor  – A linha de Shampoo tonalizante mais tradicional do mercado foi a primeira a ser lançada sem amônia e tem um sistema de multitratamento com mel de abelhas, o resultado são cabelos cheirosos e coloridos.

Shampoo Tonalizante Wellaton – O Shampoo Wellaton oferece aos cabelos um tratamento completo com brilho e realce. O Produto também deixa os cabelos macios e com cores vibrantes.

Shampoo Tonalizante Biocolor – Um shampoo tonalizante com as maiores opções de cores no mercado.

Shampoo Tonalizante Richesse – Uma linha de coloração com a qualidade L’oréal, sem amoníaco e com brilho de longa duração.

Shampoo Tonalizante Natucor – Esse shampoo é uma linha natural da Embelezze, recomendado pela longa duração e proteção que traz aos cabelos.

Shampoo Tonalizante Casting – Mais um shampoo tonalizante da L’oréal, esse tem como qualidade e característica a hidratação com óleos e o aroma cítrico, protege e dá brilhos aos cabelos.

Uma dica importante: antes de fazer qualquer procedimento nos cabelos, não esqueça de realizar o teste antes e seguir todas as instruções do produto.

Veja também: Dicas para hidratar os cabelos ressecados

Dica da Casa do Cabelereiro

_

Dica: Se você quer experimentar e testar novos produtos para os cabelos e descobrir qual o ideal para você, uma dica é assinar nossa Box S.O.S Cabelo, uma caixinha que vem com uma seleção especial de 5 a 6 produtos para turbinar os cabelos. Todo mês uma caixinha diferente. Saiba mais